Cidades

Equipe de São Gonçalo é campeã estadual em torneio de robótica

Imagem ilustrativa da imagem Equipe de São Gonçalo é campeã estadual em torneio de robótica
Equipe de São Gonçalo vai representar o estado no torneio nacional. Foto: Divulgação

A equipe da Escola Firjan SESI São Gonçalo foi a campeã do Torneio estadual SESI de Robótica, que aconteceu de forma online nos dias 7 e 8 de maio. A equipe Fênix Robots competiu com outros 34 grupos. Segundo o técnico principal e professor Cláudio Veiga, essa é a terceira vez em que a escola participa do torneio.

Cláudio Veiga, é professor há 21 anos, morador de São Gonçalo, e atua no SESI há 2 anos. Ainda de acordo com ele, esse prêmio serve como um grande legado para equipes serão formadas no futuro.

"A escola toda comemora e isso chama a atenção, começa a surgir interesse dos alunos pela competição e pesquisa. Uma das categorias que participamos foi o projeto de pesquisa, e todo mundo aqui na escola está muito interessado nisso, já estão pensando em desenvolver protótipos. A competição está servindo como um grande incentivo para se pensar em iniciação científica"

Cláudio Veiga, técnico da equipe Fênix Robots.

A temporada de competição, teve como pergunta-desafio: "O que fazer para tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem, seja no campo, na cidade ou em qualquer outro lugar?", e foram transmitidas ao vivo pelo no YouTube da Firjan SESI.

Cinco equipes de robótica – três fluminenses e duas paulistas - foram classificadas para o Festival SESI de Robótica, etapa nacional, que acontecerá em 26 de junho, será realizada também no modelo remoto. As equipes vencedoras e classificadas para a etapa nacional do torneio foram além da Fênix Robots - Escola Firjan SESI São Gonçalo, foram; TechnoZacca - Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, Rio de Janeiro; Lego Masters - Associação Beneficente Comunitária Olhar de Laura, São Paulo; FrancoDroid - Liceu Franco Brasileiro – Rio de Janeiro; Star Bots Votu - Lar Frei Arnaldo, Votuporanga – SP.

Projeto

O projeto apresentado pela equipe gonçalense propõe a Energy Fit Bike, uma pedaleira que tem o intuito de garantir a todas as faixas de idade a pratica de atividades físicas.

O projeto funcionaria da seguinte forma; enquanto o usuário faz qualquer tipo de atividade, como trabalho e estudo, ele pode praticar atividade física utilizando a Energy Fit Bike, além de garantir descontos na conta de luz.

Para a atividade física se tornar algo lúdico acompanharia também um óculos de realidade virtual, que disponibilizaria de imagens, através do Google Maps, permitindo ao usuário da Energy Fit Bike viajar por qualquer local do mundo e, caso queira algo algo mais desafiador, pode ainda cumprir missões, como em um jogo qualquer, usando apenas suas pernas.

Torneio

O Torneio de Robótica FLL é um programa internacional de exploração científica, no qual crianças e jovens têm o objetivo de usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia e buscar soluções que contribuam para um mundo melhor.

< Niterói tem novas bombas de infusão para tratamento de pacientes graves Ônibus intermunicipais autuados em diferentes regiões do Rio <